quinta-feira, 27 de novembro de 2008

TECNOLOGIAS!!!!!!?

" Sem supervisão computadores nas escolas mais atraem do que ensinam"
Este é o subtítulo de uma matéria da revista VEJA que trata do "baixo rendimento" dos alunos nas escolas que tem laborayório de informática. A matéria coloca que a falta de habilidade do professor com as novas tecnologias faz com que os alunos utilizem o computador para entretenimento.
Mais uma vez a "culpa" do fracasso das propostas "inovadoras nas escolas é do professor.
É quase consenso que a introdução das novas ferramentas pedagógicas não correspondem ao esperadopoe que os professores recusam-se a mudar sua praxis pedagógica. Mas que coloca em dúvida essa falsa afirmatova é Pierre Lévy, este autor coloca que " para as classes sociais ou para as regiões do mundo que não tomam parte da efervecência de concepção, produção ou apropriação lúdica das novas ferramentas digitais... a revolução técnica manifesta-se como o outro ameaçador".
O estranhamento do professor com as novas tecnologias decorrem do própio sistema. Se é o professor quem vai aplicar as novas metodologias, seguindo um currículo engessado, com prazos pré-definidos, é claro que antes dessas inovações serem colocadas em sala o professor precisa ser adestrado para usá-las. Se a proposta é que o professor participe como aprendi-esninante, como um dos sujeitos do processo ensino-aprendizagem o currículo precisa ser flexível o bastante para que se siga o rítimo/interesse da turma.
Se nem há adestramento eficaz nem flexibilização do tempo/espaço e de tudo mais que é necessário ser mudado, é óbivio que o objetivo final não será atingido. Ao menos o objetivo declarado ( mas talvéz atinga o objetivo oculto), a menos que esse objetivo final, dentro de uma visão capitalista de educação, seja auxiliar pessoas com habilidades naturais na construção de seu conhecimento e apenas apresentar,superficialmente, aos trabalhadores essas novas mídias e metodologias evitando o estranhamento deste em seu contato inicial no mercado.
O baixo rendimento do aluno é algo questionável, já que a próppia escola está sendo questionada, ou seja, os parâmetros comparativos precisam ser outros, assim então, pode ser provável que esses alunos apresentem um rendimento superior ao esperado.
A "repulsa" do professor às novas tecnologias é reflexo de sua formação. O professor foi adestrado para adestrar...
como pode do nada passar a ser produtor,e diga -se de passagem de produto pronto, srm ter participado de sua concepção e produção.

Nenhum comentário: